A natureza do Curso
O Mestrado em Ensino de Matemática é um mestrado profissional que visa especificamente atender às necessidades dos professores que, estando a actuar na escola, precisam de aprofundar os conhecimentos matemáticos e didácticos, e que possa enquadrar a pesquisa que interessa para a resolução dos problemas de ensino e aprendizagem que experimenta no exercício de sua profissão.
Objectivos do curso
- Objectivo geral
Aprofundar a formação dos professores nos domínios científico, tecnológico e didáctico em Matemática, para que se tornem profissionais capazes de promover o ensino de Matemática de qualidade, baseada na capacidade e atitudes de análise crítica e pesquisa pedagógica.
- Objectivos específicos
Ao nível do Saber:
- Tratar os conteúdos segundo sua complexidade em termos da natureza da Matemática, tais como sua linguagem, seus modelos, e seus conflitos epistemológicos;
- Reflectir sobre os problemas actuais do Ensino e da Aprendizagem da Matemática;
- Equacionar de forma teórica acções relativas às alternativas do ensino e aprendizagem da Matemática que historicamente têm siso aplicadas aos diversos processos de ensino-aprendizagem propostos ou em desenvolvimento no SNE;
- Analisar as implicações da tecnologia no ensino e aprendizagem da Matemática
Ao nível do saber fazer:
- Discutir e aplicar as melhores formas para o ensino dos conteúdos da Matemática escolar
- Utilizar as tecnologias de informação e comunicação no desenvolvimento da Matemática escolar
- Usar técnicas e instrumentos de investigação para monitorar e avaliar o processo de ensino e aprendizagem da Matemática
Ao nível do saber ser e estar:
- Sber respeitar a diversidade sócio-cultural no processo de ensino e aprendizagem;
- Saber conviver com o erro na aprendizagem da matemática, aprofundando as suas razões.
Perfil de entrada
Podem ingressar ao curso de Mestrado em Ensino de Matemática os Licenciados em Ensino de Matemática, em Ensino de Física com habilitação em Ensino de Matemática, ou, Licenciados em áreas afins; desde que sejam aprovados no processo da selacção das candidaturas.
Requisito adicional:
Apresentação escrita da visão pessoal (com cerca de pelo menos 500 palavras) sobre o Ensino de Matemática em Moçambique, em particular, e/ou no mundo, em geral
Perfil Profissional/ocupacional
Tarefas de trabalho: O Mestre em Ensino de Matemática é capacitado fundamentalmente para leccionar a Matemática do nível Secundário e Médio.
Sectores de Trabalho: O Mestre em Ensino de Matemática actua na escola secundária, na escola pré-universitária, nos centros de formação de professores do ensino primário, e/ou no Instituto de Ensino Técnico Profissional, e em sectores afins.
Perfil de Saída
Competência geral: lecciona a Matemática com domínio científico e usando as alternativas didácticas apropriadas.
Competência específica: Diagnosticar e buscar soluções dos problemas de ensino e da aprendizagem da Matemática; Aplicar as tecnologias de informação para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem da Matemática, sempre que necessário; Desenvolver projectos de pesquisa pedagógica em Educação Matemótica.
Grelha Curricular do Mestrado em Ensino de Matemática
