1. NATUREZA DO CURSO

O curso de Licenciatura em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Comunitário com Habilitações em Ecoturismo designado GADEC é de natureza Técnica, leccionado na UniLicungo ao nível de graduação com a duração de quatro (04) anos correspondentes a 8 semestres e a 240 créditos, sendo 60 créditos por ano e 240 no total do Curso ou programa.

O curso de GADEC temem áreas de concentração maiores“major– Gestão Ambiental e Desenvolvimento Comunitário“minor– Ecoturismo. O estudante do curso de GADEC pode optar por outros minor oferecidos em outros cursos da UniLicungo.

O Curso dispõe de três linhas de pesquisas:

• Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
  • Desenvolvimento Comunitário
  • Ecoturismo
  • Sociedade e Território

O estudante do curso de GADEC pode culminar através de:

• Exame de Conclusão do Curso
  • Monografia Científica

2.OBJECTIVOS

Os objectivos do curso de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Comunitário (GADEC) são:

• Formar profissionais de nível superior em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Comunitário para responderem às necessidades do sector ambiental, desenvolvimento comunitário, planificação e afins;
  • Formar técnicos superiores na área da Gestão Ambiental e Desenvolvimento Comunitário capazes de dinamizar o processo do desenvolvimento sustentável;
  • Desenvolver nos estudantes capacidades, habilidades e atitudes para de forma crítica e aprofundada planificar a gestão dos recursos naturais da comunidade;
  • Formar quadros superiores capazes de pesquisar os saberes no campo das ciências Ambientais e afins, contribuindo para a inter-relação sustentável entre a Sociedade e a Natureza;
  • Proporcionar formação a nível major em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Comunitário e minor em Ecoturismo;
  • Contribuir para uma formação deontológica, consubstanciada numa sólida educação moral e cívica.

3. REQUISITOS DE ENTRADA

O acesso aos cursos da UL, como instituição do Ensino Superior, será de acordo com a legislação em vigor na República de Moçambique, designadamente, a Lei nº 5/2003 do Ensino Superior, no seu artigo 4 e no preconizado no Regulamento Académico da UL. Sendo assim, têm acesso aos cursos da UL:

• Graduados do Ensino Secundário Geral que tenham concluído a 12ª classe do Sistema Nacional de Educação (SNE);
  • Graduados habilitados com nível equivalente à 12ª classe do SNE para efeitos de continuação dos estudos.

4. PERFIL PROFISSIONAL/OCUPACIONAL

A Licenciatura em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Comunitário tem em vista proporcionar ao estudante uma formação sólida teórica e prática, possibilitando-o adquirir e desenvolver competências para a Gestão Ambiental e Desenvolvimento Comunitário (major) ; identificar problemas de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Comunitário (major), elaborando projectos individuais ou colectivos, com vista a encontrar soluções que nos levem a um desenvolvimento sustentável.

As tarefas ocupacionais do Licenciado em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Comunitário (major) são:

• participar na Gestão Ambiental e Desenvolvimento Comunitário (major) e em instituições afins;
  • trabalhar nos serviços públicos, privado e ONGs ligadas a Gestão Ambiental e Desenvolvimento Comunitário, nomeadamente na gestão dos recursos naturais, avaliação dos impactos ambientais, no desenvolvimento de pequenas, médias e micro empresas ligadas a gestão dos recursos naturais e provisão de serviços sociais às comunidades.

Os sectores de trabalho do Licenciado em Gestão Ambiental e

Desenvolvimento Comunitário (major) são:

• Os licenciados do curso de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Comunitário estarão habilitados a trabalhar nos serviços públicos (de nível nacional, Provincial, distrital, local), no sector privado e ONGs (nacionais e internacionais) na qualidade de assessores para a planificação, gestão sustentável dos recursos naturais, desenvolvimento de instâncias turísticas, avaliação dos impactos ambientais, desenho e implementação de projectos de desenvolvimento e provisão de serviços sociais às comunidades.

5. PERFIL DE SAÍDA

O graduado Habilitado em GADEC, está doptado de  conhecimentos ehabilidadespara trabalhar na área de Gestão Ambiental e  Desenvolvimento Comunitário (Componente Major),  podendo também trabalhar na área de Ecoturismo (Componente Minor).

Poderá trabalhar em outras áreas afins como serviços do Ambiente, Agricultura, pesca, Transportes, ONG’s, Conselho Autárquico, Geografia e Cadastro