1. Designação da licenciatura

O curso é designado por licenciatura em Estatística e Gestão de Informação como nuclear e com habilitação numa área complementar de Ensino de Estatística. O curso oferece também o minor de especialidade em Estatística para estudantes dos  outros cursos da UL.

2. Objectivos da Licenciatura

Com base nos objectivos gerais de formação traçados pela UL o curso de Licenciatura em Estatística e Gestão de Informação visa a formação de quadros superiores nas áreas de Estatística e Gestão de Informação, preparados para desempenhar novas funções que a sociedade de informação fez emergir nos sistemas de estatística nacionais e mundiais, bem como participar em estudos e sondagens nas áreas económicas, políticas, sociais e outras. Ou seja, com este curso pretende-se:

  • Formar profissionais capazes de utilizar adequadamente os métodos estatísticos nos vários sectores de aplicação da vida económica e social;
  • Desenvolver a capacidade de aprendizagem de diversas técnicas de recolha e de produção de dados estatísticos, sua análise e divulgação;
  • Capacidade de trabalhar em equipa multidisciplinar;
  • Desenvolver a habilidade de utilização da estatística como ferramenta de apoio na tomada de decisões, quer nas empresas, quer em instituições de ensino e/ou de investigação;
  • Desenvolver a capacidade crítica que permita a análise dos conhecimentos adquiridos e a abertura para assimilar novos conhecimentos científicos e/ou tecnológicos;

3. Requisitos de Acesso

O acesso a frequência do curso de Licenciatura em EGI será de acordo com critérios estabelecidos pela Universidade Licungo. O candidato deve, no entanto, possuir o nível mínimo de 12ª classe ou equivalente e aprovar nos exames de admissão das disciplinas de matemática e física.

4. Perfil professional e principais tarefas ocupacionais

Os graduados em EGI deverão estar aptos a aplicar conhecimentos e metodologias das áreas de estatística e de gestão de informação. Tal aptidão deverá ser revelada na realização de actividades tais como as seguintes:

  • Planeamento de estudos estatísticos;
    • Recolha e tratamento de dados estatísticos;
    • Planeamento de censos;
    • Levantamentos oficiais por amostragem;
    • Análises demográficas;
    • Pesquisas de mercado e opinião pública;
    • Definição de indicadores económicos e sociais;
    • Controlo estatístico de qualidade;
    • Análise de risco;
    • Docência;
    • Investigação;
    • Consultoria;

5. Perfil do graduado

No domínio do saber, o graduado em EGI pela UL deve:

  • saber desenvolver conceitos fundamentais de estatística
  • saber estruturar e implementar projectos ligados a recolha de dados no âmbito da design de amostra, administração de instrumentos de pesquisa, processamento e análise de dados;
  • saber utilizar a sua criatividade de forma autónoma, tentando alcançar novas soluções no contexto em que cada problema se insere, sabendo recorrer às fontes de informação disponíveis para a resolução dos problemas encontrados;
  • conhecer todo o instrumentos de amostragem e de processamento e análise de dados.

No Domínio do saber fazer, o graduado em EGI pela UL deve:

  • ser capaz de exercer a sua actividade profissional de planeamento de estudos estatísticos;
  • ser capaz de modelar a solução de problemas reais aplicando saberes estatísticos;
  • ser capaz de recolher e tratar de dados estatísticos;
  • planear censos;
  • ser capaz se desenvolver análises demográficas;

No domínio do saber ser o graduado em EGI pela UL deve:

  • identificar-se de forma ponderada e respeitar as diferenças culturais e pessoais nas equipes de trabalho;
  • valorizar a escola enquanto pólo de desenvolvimento sócio-cultural, cooperando com outras instituições da comunidade e participando nos seus projectos;
  • assumir a deontologia profissional.

6. Duração do curso

A duração do curso Licenciatura EGI “major” é de quatro anos, correspondentes a 240 (240-Bolonha) créditos. Inclui-se nestes 4 anos uma área de habilitação complementar “Minor” que equivale a 25% (60) dos créditos.

  • Linhas de Pesquisa
1. Modelagem Estatística e Pesquisas Operacionais
2. Tratamento de Informação e Análise de Dados
  • Grade curricular do curso

Tabela – Componentes da organização do curso

DisciplinaComponente de Formação
1Métodos de estudo e de investigação CientíficaCFG
2Cálculo diferencial em RCFE
3Estatística DescritivaCFE
4Técnicas de expressão em língua PortuguesaCFE
5Álgebra Linear ICFE
6Micro economiaCFE
7InglêsCFG
8Tema transversal ICFG
9Cálculo integral em RCFE
10Teoria de ProbabilidadesCFE
11Introdução à InformáticaCFE
12Prática técnico profissional ICFP
13Lógica e Teoria de ConjuntosCFG
14Cálculo Diferencial em RnCFE
15Estatística Matemática ICFE
16Analáse DemográficaCFE
17Álgebra linear IICFE
18Prática profissional II /visitas de estudoCFP
19Antropologia Cultural   CFG
20Tema transversal II   CFG
21Estatística Matemática II   CFE
22Sistemas de Informação (a)CFE
23Projecções Demográficas   CFE
24Gestão e Contabilidade Empresarial       CFE
25Cálculo Integral em Rn     CFE
26Métodos de Previsão (a)CFE
27Administração e Gestão EscolarCFG
28Tema transversal IIICFG
29Macro economiaCFG
30Econometria BásicaCFE
31Análise de DadosCFE
32Contabilidade NacionalCFE
33Fundamentos de PedagogiaCFE D
34Didáctica Geral e Pratica Pedagogica GeralCFED
35Sistemas de Informação GeográficaCFE
36Econometria AplicadaCFE
37Psicologia de AprendizagemCFED
38Necessidades Educativas EspeciaisCFED
39Prática profissionalizanteCFP
40Estudos contemporâneos: Estatística para a avaliação educacional CFE
41Prática Pedagogica Ensino de EstatísticaCFE
42Tema transversal IVCFG
43Didáctica de EstatísticaCFE
44Gestão de ProjectosCFE
45Investigação OperacionalCFE
46Estágio profissionalCFP
47Teoria e Prática de Sondagem e Estudo de MercadoCFE
48Técnicas Actuariais e Gestão de RiscosCFE
49Estatística EscolarCFE
50Trabalho de Culminação do CursoCFE
51Carta Escolar e MicroplanificaçãoCFE
52Estágio Pedagógico Em Ensino de EstatísticaCFED