1. Designação da licenciatura
O curso é designado por licenciatura em Estatística e Gestão de Informação como nuclear e com habilitação numa área complementar de Ensino de Estatística. O curso oferece também o minor de especialidade em Estatística para estudantes dos outros cursos da UL.
2. Objectivos da Licenciatura
Com base nos objectivos gerais de formação traçados pela UL o curso de Licenciatura em Estatística e Gestão de Informação visa a formação de quadros superiores nas áreas de Estatística e Gestão de Informação, preparados para desempenhar novas funções que a sociedade de informação fez emergir nos sistemas de estatística nacionais e mundiais, bem como participar em estudos e sondagens nas áreas económicas, políticas, sociais e outras. Ou seja, com este curso pretende-se:
- Formar profissionais capazes de utilizar adequadamente os métodos estatísticos nos vários sectores de aplicação da vida económica e social;
- Desenvolver a capacidade de aprendizagem de diversas técnicas de recolha e de produção de dados estatísticos, sua análise e divulgação;
- Capacidade de trabalhar em equipa multidisciplinar;
- Desenvolver a habilidade de utilização da estatística como ferramenta de apoio na tomada de decisões, quer nas empresas, quer em instituições de ensino e/ou de investigação;
- Desenvolver a capacidade crítica que permita a análise dos conhecimentos adquiridos e a abertura para assimilar novos conhecimentos científicos e/ou tecnológicos;
3. Requisitos de Acesso
O acesso a frequência do curso de Licenciatura em EGI será de acordo com critérios estabelecidos pela Universidade Licungo. O candidato deve, no entanto, possuir o nível mínimo de 12ª classe ou equivalente e aprovar nos exames de admissão das disciplinas de matemática e física.
4. Perfil professional e principais tarefas ocupacionais
Os graduados em EGI deverão estar aptos a aplicar conhecimentos e metodologias das áreas de estatística e de gestão de informação. Tal aptidão deverá ser revelada na realização de actividades tais como as seguintes:
- Planeamento de estudos estatísticos;
- Recolha e tratamento de dados estatísticos;
- Planeamento de censos;
- Levantamentos oficiais por amostragem;
- Análises demográficas;
- Pesquisas de mercado e opinião pública;
- Definição de indicadores económicos e sociais;
- Controlo estatístico de qualidade;
- Análise de risco;
- Docência;
- Investigação;
- Consultoria;
5. Perfil do graduado
No domínio do saber, o graduado em EGI pela UL deve:
- saber desenvolver conceitos fundamentais de estatística
- saber estruturar e implementar projectos ligados a recolha de dados no âmbito da design de amostra, administração de instrumentos de pesquisa, processamento e análise de dados;
- saber utilizar a sua criatividade de forma autónoma, tentando alcançar novas soluções no contexto em que cada problema se insere, sabendo recorrer às fontes de informação disponíveis para a resolução dos problemas encontrados;
- conhecer todo o instrumentos de amostragem e de processamento e análise de dados.
No Domínio do saber fazer, o graduado em EGI pela UL deve:
- ser capaz de exercer a sua actividade profissional de planeamento de estudos estatísticos;
- ser capaz de modelar a solução de problemas reais aplicando saberes estatísticos;
- ser capaz de recolher e tratar de dados estatísticos;
- planear censos;
- ser capaz se desenvolver análises demográficas;
No domínio do saber ser o graduado em EGI pela UL deve:
- identificar-se de forma ponderada e respeitar as diferenças culturais e pessoais nas equipes de trabalho;
- valorizar a escola enquanto pólo de desenvolvimento sócio-cultural, cooperando com outras instituições da comunidade e participando nos seus projectos;
- assumir a deontologia profissional.
6. Duração do curso
A duração do curso Licenciatura EGI “major” é de quatro anos, correspondentes a 240 (240-Bolonha) créditos. Inclui-se nestes 4 anos uma área de habilitação complementar “Minor” que equivale a 25% (60) dos créditos.
- Linhas de Pesquisa
1. Modelagem Estatística e Pesquisas Operacionais |
2. Tratamento de Informação e Análise de Dados |
- Grade curricular do curso
Tabela – Componentes da organização do curso
Nº | Disciplina | Componente de Formação |
1 | Métodos de estudo e de investigação Científica | CFG |
2 | Cálculo diferencial em R | CFE |
3 | Estatística Descritiva | CFE |
4 | Técnicas de expressão em língua Portuguesa | CFE |
5 | Álgebra Linear I | CFE |
6 | Micro economia | CFE |
7 | Inglês | CFG |
8 | Tema transversal I | CFG |
9 | Cálculo integral em R | CFE |
10 | Teoria de Probabilidades | CFE |
11 | Introdução à Informática | CFE |
12 | Prática técnico profissional I | CFP |
13 | Lógica e Teoria de Conjuntos | CFG |
14 | Cálculo Diferencial em Rn | CFE |
15 | Estatística Matemática I | CFE |
16 | Analáse Demográfica | CFE |
17 | Álgebra linear II | CFE |
18 | Prática profissional II /visitas de estudo | CFP |
19 | Antropologia Cultural | CFG |
20 | Tema transversal II | CFG |
21 | Estatística Matemática II | CFE |
22 | Sistemas de Informação (a) | CFE |
23 | Projecções Demográficas | CFE |
24 | Gestão e Contabilidade Empresarial | CFE |
25 | Cálculo Integral em Rn | CFE |
26 | Métodos de Previsão (a) | CFE |
27 | Administração e Gestão Escolar | CFG |
28 | Tema transversal III | CFG |
29 | Macro economia | CFG |
30 | Econometria Básica | CFE |
31 | Análise de Dados | CFE |
32 | Contabilidade Nacional | CFE |
33 | Fundamentos de Pedagogia | CFE D |
34 | Didáctica Geral e Pratica Pedagogica Geral | CFED |
35 | Sistemas de Informação Geográfica | CFE |
36 | Econometria Aplicada | CFE |
37 | Psicologia de Aprendizagem | CFED |
38 | Necessidades Educativas Especiais | CFED |
39 | Prática profissionalizante | CFP |
40 | Estudos contemporâneos: Estatística para a avaliação educacional | CFE |
41 | Prática Pedagogica Ensino de Estatística | CFE |
42 | Tema transversal IV | CFG |
43 | Didáctica de Estatística | CFE |
44 | Gestão de Projectos | CFE |
45 | Investigação Operacional | CFE |
46 | Estágio profissional | CFP |
47 | Teoria e Prática de Sondagem e Estudo de Mercado | CFE |
48 | Técnicas Actuariais e Gestão de Riscos | CFE |
49 | Estatística Escolar | CFE |
50 | Trabalho de Culminação do Curso | CFE |
51 | Carta Escolar e Microplanificação | CFE |
52 | Estágio Pedagógico Em Ensino de Estatística | CFED |