NATUREZA DO CURSO

 O Curso de Licenciatura em Ensino de Química faz parte do Departamento de Ciências Naturais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Licungo (UniLicungo), cuja missão é formar quadros de nível superior com conhecimentos científicos adequados e domínio das técnicas especiais de trabalhos nas áreas de Química, Ciências Naturais e Ciências Pedagógicas.

Este curso também oferece minors em Gestão de Laboratórios de Química e Ensino de Biologia e tem a duração de 4 anos (8 semestres) para a obtenção do grau de Licenciatura em Ensino de Química com habilitação em Gestão de Laboratório/ ou Ensino de Biologia, correspondentes a 600 (240-Bolonha) créditos. Cada semestre compreenderá 19 semanas.

OBJECTIVOS GERAIS DOS CURSOS

Os objectivos gerais do curso de Licenciatura em Ensino de Química são a formação de quadros de nível superior com conhecimentos científicos adequados e domínio das técnicas especiais de trabalhos nas áreas de Química, Ciências Naturais e Ciências Pedagógicas.

Pretende-se com o curso:

  1. Formar profissionais para a leccionação das disciplinas de Química para Ensino Secundário Geral e técnico profissional e que participem na direcção e organização escolar, na implementação de projectos pedagógicos, entre outros;
  2. Formar professores activos e competentes,
  3.  Formar professores investigadores na área de ensino, em particular no ensino de Química e de Biologia;
  4. Formar profissionais capazes de gerir um laboratório escolar de Química e de Biologia, assim como realizar actividade prática-experimental;
  5. Formar profissionais e prepará-los para o desenvolvimento de pesquisas e aplicação dos conhecimentos nas operações industriais (transformações físicas e químicas) para a obtenção de produtos industrializados com qualidade.

REQUISITOS DE ACESSO

O acesso à UniLicungo será de acordo com as condições e critérios dispostos no artigo 4 e 5 da sessão I, Capítulo II do Regulamento Académico da instituição.

PERFIL PROFISSIONAL

O curso de Licenciatura em Ensino de Química com habilitação em Gestão de Laboratório (no Curso de Biologia poderá visualizar o perfil profissional relacionado a área de Ensino de Biologia) visa proporcionar aos formandos uma formação teórica de base e conhecimentos práticos que permitam ao Licenciado desenvolver competências nas áreas científicas que se relacionam com o Ensino de Química e aplicar metodologias de ensino-aprendizagem participativas e adequadas.

As principais tarefas ocupacionais do Licenciado em Ensino de Química com habilitação em Gestão de Laboratório pela UniLicungo são:

  1. Leccionar a disciplina de Química com habilitação em Gestão de Laboratório no Ensino Secundário Geral (ESG) e no Ensino Técnico Profissional (ETP);
  2. Participar em actividades escolares não – lectivas no ESG e ETP tais como: direcção de turma e do grupo de disciplina, supervisão pedagógica, planificação, gestão e administração escolar e orientação de actividades extra-curriculares;
  3. Participar em projectos de pesquisa educacional;
  4. Aplicar os conhecimentos e metodologias existentes na área de Química e Ciências Pedagógicas, respondendo à demanda na Educação;
  5. Aplicar as técnicas gerais de trabalho e segurança no laboratório;
  6. Seleccionar os materiais e reagentes necessários para a realização de experiências químicas;
  7. Dominar a técnica de construção de aparelhos para síntese de diferentes substâncias;
  8. Conceber e implementar projectos de investigação educacional;
  9. Encontrar soluções criativas para os problemas que se colocam no quotidiano.

PERFIL DE SAÍDA

A formação na UniLicungo visa fornecer aos graduados um conjunto de competências, ou seja, conhecimentos, habilidades e atitudes, que possibilitem o exercício e a organização da sua actuação futura como profissionais competentes e qualificados para atender ao desenvolvimento humano, económico, social, cultural e ético do país e do mundo.

O modelo de formação de professores e quadros da Educação confere competências que permitem ao graduado promover aprendizagens, fomentando a sua prática profissional num saber específico resultante da produção e uso de diversos saberes, nomeadamente, saber-conhecer, saber-fazer e saber ser e estar.

No domínio do saber-conhecer, o Licenciado em Ensino de Química com habilitação em Gestão de Laboratório pela UniLicungo deve:

  1. Dominar os conceitos fundamentais, leis e teorias da área de Química e dos métodos de trabalho apropriados;
  2. Conhecer os instrumentos laboratoriais e didácticos para o exercício da sua função docente.
  3. Conhecer as teorias e modelos da Química

No domínio do saber-fazer, o Licenciado em Ensino de Química com habilitação em Ensino de Biologia ou Gestão de Laboratório pela UniLicungo deve:

  1. Utilizar de forma integrada e adequada, os saberes da Química, das Ciências Naturais e multidisciplinares ao nível do ciclo da aprendizagem;
  2.  utilizar correctamente as técnicas de comunicação, técnicas laboratoriais e a linguagem de ensino na sua vertente oral e escrita;
  3.  Aplicar os conhecimentos e metodologias existentes nas áreas de Química, Ciências Naturais e Pedagógicas, respondendo assim as necessidades existentes na Educação;
  4. Identificar as informações ou variáveis relevantes em uma situação de problema e elaborar possíveis estratégias para solucioná-los;
  5. Analisar e posicionar-se criticamente em relação a temas de ciências e tecnologia;
  6. Avaliar o desenvolvimento tecnológico contemporâneo; seu papel na vida humana e seu impacto na vida social

No domínio do saber ser e estar o futuro professor deve constituir-se como um exemplo na sua relação com a sociedade, através da sua colaboração com todos os intervenientes no processo educativo, favorecendo a criação e desenvolvimento de relações de respeito mútuo entre docentes, alunos, encarregados de educação, pessoal não docente, bem como outras instituições da comunidade.

Assim, o graduado em Ensino de Química pela UniLicungo deve:

  1. Ter sempre em perspectiva o trabalho de equipe como factor de enriquecimento da sua formação e da actividade profissional, privilegiando a partilha dos saberes e das experiências;
  2. Participar em projectos de investigação relacionados com o ensino e o desenvolvimento comunitário;
  3. Aprender permanentemente, numa perspectiva de formação ao longo da vida, tendo em conta o desenvolvimento do conhecimento científico potenciado pela globalização;
  4. Desenvolver competências pessoais, sociais e profissionais devendo estar aberto a novas aprendizagens e respeitar as diferenças culturais e pessoais;
  5. Manter-se aberto a novas ideias, teorias, metodologias, concepções, inovações, entre outras.