1. Designação da Licenciatura
O curso é designado Licenciatura em Ensino de Matemática (LEM). No entanto, o curso oferece também duas habilitações “Minors” em Informática e em Estatística. Assim, além da LEM, o estudante frequenta um “Minor” por forma a completar os 240 créditos da sua licenciatura.
2. Objectivos da Licenciatura
O curso de Licenciatura em Ensino de matemática, “Major”, visa formar professores de Matemática com nível superior e com conhecimentos científicos, teóricos e práticos profundos relacionados com a matemática e seu ensino e aprendizagem e que sejam capazes de leccionar, participar em actividades diversas não lectivas e trabalhar na administração em instituições moçambicanas nos seus diferentes níveis, desde o básico ao médio.
O curso de habilitação em Estatística, “Minor de especialidade”, visa formar técnicos de Estatística com conhecimentos científicos teóricos e práticos relacionados com Estatística, sendo capazes de actuar no mercado laboral em instituições públicas e privadas como técnicos em pesquisa e análise de dados. O curso de habilitação em Informática, “Minor de especialidade”, visa formar técnicos de Informática com conhecimentos científicos teóricos e práticos relacionados a área de Informática, sendo capazes de actuar no mercado laboral em instituições públicas e privadas como técnicos e pesquisadores da área de informática.
3. Requisitos de Acesso
O acesso a frequência do curso de Licenciatura em Ensino de Matemática é de acordo com critérios estabelecidos pela Universidade Licungo. O candidato deve, no entanto, possuir o nível mínimo de 12ª classe ou equivalente e aprovar nos exames de admissão das disciplinas de matemática e física.
4. Perfil profissional
O curso de Licenciatura em Ensino de Matemática como ―Major visa aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos. Os graduados devem focalizar a sua atenção na articulação entre o ensino e a pesquisa e devem desenvolver a capacidade de realizar pesquisas educacionais.
As Principais Tarefas Ocupacionais do Licenciado em Ensino de Matemática como “Major” são:
- Leccionar a disciplina de Matemática no ESG (ESG1, ESG2), no Ensino Técnico Profissional Básico e Médio (ETP) em instituições de ensino especial, ensino vocacional e de formação inicial e contínua de professores.
- Participar em actividades escolares não lectivas nas escolas antes referidas tais como: direcção de turma, chefia de grupo de disciplina, supervisão pedagógica, administração escolar e orientação de actividades extracurriculares;
- Trabalhar em sectores administrativos e pedagógicos relacionados com o ensino de Matemática em órgãos do Ministério da Educação, em Institutos de Investigação Educacional e em Institutos de Formação e de Aperfeiçoamento de Professores.
- Conceber, realizar e participar em projectos de investigação educacional.
A habilitação em Ensino de Matemática como ― Minor deve proporcionar aos estudantes uma formação teórica de base e conhecimentos práticos que permitam conhecer as áreas científicas que se relacionam com o Ensino de Matemática e aplicar metodologias de ensino e aprendizagem adequadas ao Ensino de Matemática no ESG1.
5. Principais Tarefas Ocupacionais
As Principais Tarefas Ocupacionais do Habilitado em Ensino de Matemática como “Minor” são:
- Leccionar a disciplina de Matemática no Ensino Secundário Geral (ESG1) e no Ensino Técnico Profissional Básico (ETPB);
- Participar em actividades escolares não-lectivas no ESG1 e ETPB tais como: direcção de turma, chefia de grupo de disciplina, supervisão pedagógica, administração escolar e orientação de actividades extra-aulas;
- Contribuir em equipas de investigação educacional.
A habilitação em Estatística como ―Minor de Especialidade deve proporcionar aos estudantes uma especialização, com formação teórica de base e conhecimentos práticos que permitam conhecer as áreas técnicas que se relacionam com a Estatística e aplicar metodologias estatísticas adequadas à pesquisas quantitativas, tratamento e análise de dados.
O curso de habilitação em Informática, “Minor de especialidade”, deve proporcionar aos estudantes conhecimentos científicos teóricos e práticos relacionados a área de Informática, de modo que sejam capazes de actuar no mercado laboral em instituições públicas e privadas como técnicos e pesquisadores da área de informática.
6. Duração do curso
A duracão do curso de Licenciatura em ensino de Matemática como “major” são quatro anos, correspondentes a 240 crérditos (240-Bolonha). Inclui-se nestes 4 anos uma área de habilitação complementar “Minor” que equivale a 25% dos créditos (60).
7. Linhas de Pesquisa
Principal | Secundárias |
A Matemática na Estrutura Curricular e na Formação de Professores | 1. Desenvolvimento curricular em matemática 2. A formação contínua de professores de matemática 3. A sala de aulas: relação professor-aluno-conteúdo matemático |
História, Epistemologia etnomatemática | 1. Os saberes científicos, escolares e culturais 2. A constituição histórico-cultural da Matemática. |
Tecnologias em Educação Matemática e Inovações | 1. O uso das TIC no ensino da matemática 2. Design de recursos tecnológicos para o ensino da matemática 3. Avaliação das aprendizagens mediadas pelas TIC |
Modelação de factores associados ao desempenho na Educação Matemática | 1. Género e desempenho escolar 2.Instrumentos de medição de desempenho: da construção à aplicação |