1. NATUREZA DO CURSO

O curso de Licenciatura em Ensino de Geografia com Habilitações em Turismo designado LEG é de natureza Técnico – Pedagógico, leccionada na UniLicungo ao nível de graduação com a duração de quatro (04) anos correspondentes a 8 semestres e a 240 créditos, sendo 60 créditos por ano e 240 no total do Curso ou programa.

O curso de LEG tem em áreas de concentração maiores “major Ensino de Geografia e menores “minor– Turismo. O estudante do curso de LEG pode optar por outros minor oferecidos em outros cursos da UniLicungo.

O Curso dispõe de três linhas de pesquisas:

• Ensino e Aprendizagem de Geografia
  • Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
  • Sociedade e Território

O estudante do curso de LEG pode culminar através de:

• Exame de Conclusão do Curso
  • Monografia Científica

2. OBJECTIVOS

Os objectivos gerais do curso de LEG são:

• Formar profissionais de nível superior em ensino de Geografia para responderem às necessidades do sector da educação e afins, garantindo o ensino da disciplina de Geografia nos vários subsistemas de ensino;
  • Proporcionar formação a nível major em Geografia e minor em Turismo;
  • Formar quadros superiores capazes de pesquisar os saberes no campo das ciências geográficas e afins, contribuindo para a inter-relação sustentável entre a Sociedade e a Natureza;
  • Promover o desenvolvimento das ciências geográficas e afins no país, na região e no mundo;
  • Contribuir para uma formação deontológica, consubstanciada numa sólida educação moral e cívica.

3. REQUISITOS DE ENTRADA

O acesso aos cursos da UniLicungo, como instituição do Ensino Superior, será de acordo com a legislação em vigor na República de Moçambique, designadamente, a Lei nº 5/2003 do Ensino Superior, no seu artigo 4 e no preconizado no Regulamento Académico da UL. Sendo assim, têm acesso aos cursos da UL:

• Graduados do Ensino Secundário Geral que tenham concluído a 12ª classe do Sistema Nacional de Educação (SNE);
  • Graduados habilitados com nível equivalente à 12ª classe do SNE para efeitos de continuação dos estudos.

A admissão aos cursos baseia-se no que está preconizado no Regulamento Académico da UniLicungo.

4. PERFIL PROFISSIONAL/OCUPACIONAL

Passaremos a descrever as áreas de trabalho e o conjunto de tarefas profissionais fundamentais que o futuro graduado em ensino de Geografia irá desempenhar. Sendo assim, a LEG tem em vista proporcionar ao estudante uma sólida formação teórica e prática, possibilitando-o adquirir e desenvolver competências para leccionar a disciplina de Geografia (major); identificar problemas de ensino de Geografia (major) elaborando projectos individual ou colectivamente, procurando soluções para a melhoria da qualidade de ensino-aprendizagem.

As tarefas ocupacionais do Licenciado em Ensino de Geografia são:

• Leccionar a disciplina de Geografia (major) no ESG no Ensino Técnico-Profissional (ETP) e em outras instituições de formação e afins;
  • Participar em actividades escolares não lectivas, tais como direcção de turma, chefia de grupo de disciplina, supervisão pedagógica, administração escolar e orientação de actividades extra-aula;
  • Trabalhar na gestão pedagógica em instituições e órgãos ligados ao Ensino e Investigação Educacional;
  • Participar em projectos de investigação educacional multi e interdisciplinar nas áreas educacionais, das ciências geográficas e do ambiente.

Os sectores de trabalho do Licenciado em Ensino de Geografia são:

• Leccionação e gestão pedagógica nas Escolas do Ensino Básico, Secundário, Técnico-Profissional e outras instituições de formação, Direcções Distritais, Provinciais, Zonas de Influência Pedagógica (ZIP’s), Ministério da Educação;
  • Coordenação de órgãos e sectores pedagógicos relacionados com o ensino de Geografia (major), nos sectores da educação e afins, assim como em institutos de investigação educacional;
  • Sectores ligados ao desenvolvimento comunitário.

5. PERFIL DE SAÍDA

• O graduado Habilitado em Ensino de Geografia, está doptado de conhecimentos e habilidades para trabalhar na área de Ensino  (Componente Major),  podendo também trabalhar na área de Turismo (Componente Minor).
  • Poderá trabalhar em outras áreas afins como serviços do Ambiente, Agricultura, pesca, Transportes, ONG’s, Conselho Autárquico, Geografia e Cadastro.