- A natureza do curso
O curso de Licenciatura em Ensino de Biologia é um curso para formação de professores para o ensino secundário. O curso oferece as seguintes habilitações:
- Ensino de Biologia
- Gestão de Laboratórios de Biologia.
2.Objectivos
O curso de Licenciatura em Ensino da Biologia, “Major”, visa formar Professores de Biologia com nível superior e com conhecimentos científicos teóricos e prático-laboratoriais profundos relacionados com a Biologia e áreas afins, assim como com o ensino e aprendizagem de Biologia.
Os graduados devem ser capazes de leccionar, participar em diversas actividades biológicas lectivas ou não. Eles devem igualmente ser capazes de trabalhar na administração em instituições moçambicanas do ensino ao nível secundário e médio geral e técnico-profissional. Trata-se de técnicos do ensino superior capazes de liderar programas e equipes de pesquisa científica biológica e educacional.
O curso de Habilitação em Ensino de Biologia, “Minor”, visa formar professores de Biologia que, na actual concepção do currículo escolar Moçambicano, tenham conhecimentos científicos teóricos e práticos relacionados com esta área do saber e com o seu ensino e aprendizagem e que sejam capazes de leccionar o nível de Ensino Secundário Geral I° Ciclo.
A Habilitação em Gestão de Laboratórios de Biologia, está orientada para a formação de profissionais capazes, por um lado, de organizar e gerir um laboratório de biologia e, por outro, organizar e orientar aulas práticas laboratoriais numa Escola Secundária.
Tanto pela formação no âmbito do “Major”, como pela decorrente do “Minor”, o graduado deverá estar dotado de atitudes, comportamentos e ética biológica que lhe garantam o respeito pela pessoa humana e pela Natureza.
- Requisitos de Acesso
O acesso a frequência do curso de Licenciatura em Ensino da Biologia será de acordo com critérios estabelecidos pela Universidade Licungo. O candidato deve, no entanto, possuir o nível mínimo de 12ª classe ou equivalente e aprovar nos exames de admissão das disciplinas de Biologia e de Química.
- Perfil Profissional
O curso de Licenciatura em Ensino da Biologia como “Major” visa aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos da Biologia. A atenção na formação está virada para o Ensino de Biologia, Aplicação da Biologia e disciplinas afins, assim como para o intrínseco relacionamento entre o ensino e a pesquisa, tendo sobretudo como ponto fulcral pesquisas educacionais.
As principais tarefas ocupacionais do Licenciado em Ensino da Biologia como “Major” são:
- Leccionar a disciplina de Biologia no Ensino Secundário Geral (1º e 2º ciclos), no Ensino Técnico Profissional, em Instituições de Ensino Especial e Vocacional e de Formação de Professores;
- Ele deve ser capaz de participar em actividades escolares não-lectivas do ESG1, ESG2 e no Ensino Técnico Profissional, em Instituições de Ensino Especial e Vocacional e de Formação de Professores tais como:
- Direcção de turma;
- Chefia de grupo de disciplina;
- Supervisão pedagógica (incluindo Estágios Pedagógicos ao nível da Licenciatura);
- Administração escolar e orientação de actividades extra- escolares, ou ainda trabalhar em sectores administrativos e pedagógicos relacionados com o Ensino de Biologia em órgãos do Ministério da Educação, em Institutos de Investigação Educacional e em Institutos de Formação de Professores do Ensino Primário e Secundário.
- Orientação pedagógica de alunos com necessidades Educativas Especiais (NEE);
- Contribuir em equipas de investigação educacional e científico – técnicas relativas à sua área numa perspectiva multidisciplinar; como por exemplo ciências ecológicas, ambientais e de saúde pública.
Os sectores de trabalho do Licenciado em Ensino de Biologia como “Major” são:
- Ensino Secundário Geral e Médio;
- Ensino Técnico Profissional; Institutos de Formação e Aperfeiçoamento de Professores;
- Escolas de Educação Especial e Vocacional;
- Instituições do Ensino Superior; – Sectores de Educação ao nível provincial, nacional e regional;
- Institutos de Investigação Cientifica e Educacional;
- Instâncias científicas especiais, tais como, Estações Biológicas, Museus, Jardins, laboratórios, etc. ligados à educação.
- Perfil de saída
O perfil do graduado em Ensino de Biologia é definido a partir do perfil profissional, mas o seu eixo principal são as competências, habilidades e atitudes nas diferentes componentes curriculares de formação, a saber: Componente de Formação Geral, Componente de Formação Educacional e Componente de Formação Específica. Pretende-se com este modelo curricular que o graduado seja capaz de desenvolver os diferentes saberes, nomeadamente saber, saber fazer e saber ser e estar.
No domínio do saber (conhecimentos), o graduado pela UL deve:
- Conhecer conceitos fundamentais e métodos de estudo da Biologia e das Ciências Naturais;
- Saber estruturar o raciocínio de uma forma lógica e coerente;
- Saber reconhecer fenómenos, processos biológicos na sua complexidade de interação entre organismos nos ecossistemas;
- Ser criativo, inovador e saber buscar soluções para problemas ou novas situações de estudo ou aplicação da Biologia e suas subdisciplinas;
- Conhecer todo o instrumentário psicopedagógico e didáctico para o exercício da sua função de docente.
No domínio do saber fazer, o graduado da UL deve:
- Promover a aprendizagem sistemática dos processos de trabalho intelectual e das formas de organizar e comunicar, bem como o envolvimento activo dos alunos nos processos de aprendizagem e na gestão do currículo;
- Exercer a sua actividade profissional na escola, garantindo um conjunto de aprendizagens que promovam o desenvolvimento integral dos alunos;
- Organizar o ensino e promover, individualmente ou em equipa, as aprendizagens no quadro de modelos epistemológicos da Biologia e da Didáctica de Biologia, recorrendo à actividade experimental sempre que esta se revele pertinente;
- Aplicar as principais técnicas de laboratório e de trabalho de campo em Biologia e ciências experimentais afins;
- Incentivar a autonomia dos alunos e a sua plena inclusão na sociedade, tendo em conta o carácter complexo e diferenciado das aprendizagens escolares;
- Desenvolver um ensino e uma aprendizagem inclusivos;
- Conceber e desenvolver de forma autónoma, pesquisas educacionais em Biologia a áreas afins;
- Desenvolver estratégias pedagógicas diferenciadas, conducentes ao sucesso e à realização de cada aluno no quadro da diversidade cultural e da heterogeneidade dos sujeitos, mobilizando valores, saberes, experiências culturais e sociais dos alunos;
- Utilizar de forma integrada, os saberes próprios da Biologia e os saberes transversais e multidisciplinares adequados ao respectivo nível e ciclo de ensino;
- Realizar actividades educativas de apoio aos alunos e cooperar na detecção e acompanhamento dos alunos com necessidades educativas especiais;
- Aplicar diferentes modalidades de avaliação, como elemento regulador e promotor da qualidade de ensino, da aprendizagem e da própria informação;
- Representar com estética estruturas biológicas ou outras a elas relacionadas;
- Dominar o instrumentarium biológico específico predominante em cada campo do saber biológico que se deduz deste currículo.
No domínio do saber ser e estar, o graduado está, basicamente, confrontado com as éticas biomédica e profissional da educação, assim, pretende-se que ele como professor:
- Ser um exemplo na sua relação com a sociedade, através da sua colaboração com todos os intervenientes no processo educativo, favorecendo a criação e desenvolvimento de relações de respeito mútuo entre docentes, alunos, encarregados de educação, pessoal não docente, bem como entre outras instituições da comunidade;
- Ser um exemplo na promoção, defesa e preservação da natureza, respeitando-a mesmo sem ser no contexto antropogénico. Actuando assim, o graduado vai preservar o património genético animal e vegetal de Moçambique e do mundo;
- Ser seu guardião na manipulação e uso de objectos biológicos.
Por outro lado, o graduado pela UL deve:
- Identificar-se de forma ponderada e respeitar os aspectos culturais emergentes em pesquisas envolvendo comunidades humanas;
- Integrar no projecto curricular saberes e práticas sociais da comunidade, conferindo-lhes a necessária relevância educativa;
- Reflectir sobre as suas práticas, apoiando-se na experiência, na investigação e em outros recursos importantes para avaliação do seu desenvolvimento profissional, nomeadamente no seu próprio projecto de formação;
- Ter sempre em perspectiva o trabalho de equipe como factor de enriquecimento da sua formação e da actividade profissional, privilegiando a partilha dos saberes e das experiências;
- Estar sensibilizado sobre a necessidade de aprendizagem permanente, numa perspectiva de formação ao longo da vida, tendo em conta o desenvolvimento do conhecimento científico potenciado pela globalização.