O curso de Licenciatura em Educação Visual visa formar professores e quadros de Construção e do Design de nível superior, para responder as necessidades do país.

Sala do Curso de Educação Visual

Galeria de Fotos

Participação da Feira de Ciências e Tecnologias – Beira/2021
Workshop de Capas Artesanais – Beira/2021 Centro Cultural Portugues
Laboratório do Curso
Pasta de Artesanal – Jornadas Científicas/2021
Jornadas Científicas/2021

Objectivos gerais do curso

– Competência científica na área de Educação Visual, Geometria Descritiva, Desenho de Construção ou Design e em áreas afins;
– Criar e desenvolver o potencial de criatividade artística.
– Estimular os mecanismos de criação para desenvolver a percepção e a sensibilidade;
– Desenvolver consciência crítica, proporcionando uma visão crítica da história;
– Compreender a identidade cultural da comunidade e a sua relação com a escola;
– Estimular a Sociedade na preservação das manifestações culturais do país;
– Desenvolver pesquisa nos campos de Design, de Construção e da educação e realizar pesquisa no campo da arte e educação.

Requisitos de acesso ao curso
O ingresso ao curso de Licenciatura em Educação Visual é regido pela Lei do Ensino Superior e Tecnologias e demais disposições legais do Governo de Moçambique e da UP. Este curso tem apenas um nível que é de licenciatura. Para o ingresso, os candidatos devem satisfazer as seguintes condições:
a) Tenham concluído a 12ª Classe do SNE ou Equivalente.
b) Tenham-se inscrito e obtido a aprovação nos Exame de Admissão.

Duração de curso
O curso de Educação Visual é polivalente, fornecendo qualificação para Ensino de Desenho de Construção (e áreas afins) bem como para produção em Design e Gráficas. Tem a duração de 4 anos (8 semestres) correspondentes a 240 créditos (Bolonha).

Modelo de organização curricular
O Curso de Licenciatura em Educação Visual (LEV), tal como os demais cursos da UP, organiza-se segundo o sistema major e minor. A área major é a principal do curso e corresponde a 180 créditos. As áreas minors, que habilitam em Desenho de Construção (minor 1), em Design & Multimédia (minor 2) ou em Educação Visual (minor 3) têm 60 créditos cada, totalizando 240 créditos do curso.
O estudante ingressa no curso e frequenta o Major integralmente nos primeiros 2 anos, encontrando os minors no 3º e 4º anos juntamente com a continuação do Major. Saliente-se que a Componente de Formação Geral compreende 10% (24 créditos), a Componente de Formação Específica é de 65% (156 créditos) e a Componente de Formação Educacional e Prática situa-se em 25% (60 créditos).

Perfil Profissional
O curso proporciona aos estudantes uma formação teórica de base e conhecimentos práticos que lhes permitem, conhecer as áreas científicas que se relacionam com Educação Visual, Geometria Descritiva, Desenho de Construção, Artes Gráficas e Design & Multimédia, e aplicar os saberes nos campos da sua actuação, ancorados em quatro vertentes: saber, saber estar/ser, saber fazer e saber conviver com os outros.