APRESENTAÇÃO

O presente currículo do curso tem como objectivo fundamental adequar o curso à missão e Visão da Universidade Licungo para responder aos desafios e anseios da sociedade na implementação dos projectos traçados pelo Governo na área das Artes Visuais no que diz respeito a Desenho de Construção e Design e Multimídia para formação de quadros capazes de responder as exigências do mundo actual. O Curso de Licenciatura em Educação Visual tornar flexível e eficaz o enquadramento do profissional no mercado de trabalho, contribuindo assim para minimizar a falta de profissionais na área das Artes/Design bem como reduzir os custos com a sua formação.

O Currículo visa orientar o graduado aos reais anseios da sociedade, ao fim de coloca-lo em condição de resolver os problemas contemporâneos nas suas áreas de saber e afins. Para tal, o curso fornece qualificações em Desenho de Construção, Design & Multimédia e em Educação Visual.

1. A NATUREZA DO CURSO

  • Técnico artístico – Pedagógico

A mesma fornece ainda habilitações em:

  • Desenho de Construção;
  • Design e Multimédia;
  • Educação Visual.

2 Objectivos gerais

O curso de Licenciatura em Educação Visual visa formar professores e quadros de Construção e do Design de nível superior, para responder as necessidades do país. Assim, o graduado deve possuir competências, habilidades e atitudes gerais no âmbito dos seguintes domínios:

Competência científica na área de Educação Visual, Geometria Descritiva, Desenho de Construção ou Design e em áreas afins;

  • Criar e desenvolver o potencial de criatividade artística.
  • Estimular os mecanismos de criação para desenvolver a percepção e a sensibilidade;
  • Desenvolver consciência crítica, proporcionando uma visão crítica da história;
  • Compreender a identidade cultural da comunidade e a sua relação com a escola;
  • Estimular a Sociedade na preservação das manifestações culturais do país;
  • Desenvolver pesquisa nos campos de Design, de Construção e da educação e realizar pesquisa no campo da arte e educação.

2.1 Objectivos específicos

Os conhecimentos, as capacidades e atitudes adquiridos pelo graduado devem garantir que seja capaz de:

  • Leccionar matérias escolares em escolas dos 1º e 2º ciclos do Ensino Secundário Geral, ensino Técnico Profissional Básico e Médio;
  • Produzir, analisar, intervir e educar no âmbito do Design;
  • Participar na investigação básica relativa a Educação Visual;
  • Zelar pelo correcto funcionamento duma sala de Educação Visual e Ofícios;
  •  Participar na direcção e organização de escolas e de instituições e empresas de produção e divulgação de trabalhos artísticos e gráficos;
  • Dirigir turmas e participar na organização de actividades extra escolares;
  • Participar na preservação do património artístico cultural e do meio ambiente;
  • Participar activamente na elevação da qualidade de vida das comunidades, como forma de contribuir para a erradicação da pobreza, combate e prevenção do HIV/SIDA.

4. REQUISITOS DE ENTRADA

  • O ingresso ao curso de Licenciatura em Educação Visual é regido pela Lei do Ensino Superior e Tecnologias e demais disposições legais do Governo de Moçambique e da UniLicungo. Para o ingresso, os candidatos devem satisfazer as seguintes condições:

a) Tenham concluído a 12ª Classe do SNE ou Equivalente.

b) Tenham-se inscrito e obtido a aprovação nos Exame de Admissão.

c) Disciplinas de Exame de Admissão  (Matemática e Aptidão em Desenho)

5 PERFIL PROFISSIONAL/OCUPACIONAL

O curso proporciona aos estudantes uma formação teórica de base e conhecimentos práticos que lhes permitem, conhecer as áreas científicas que se relacionam com Educação Visual, Geometria Descritiva, Desenho de Construção, Artes Gráficas e Design & Multimédia, e aplicar os saberes nos campos da sua actuação, ancorados em quatro vertentes: saber, saber estar/ser, saber fazer e saber conviver com os outros.

  • Leccionar as disciplinas de Educação Visual (e sua Didáctica), Geometria Descritiva e Desenho de Construção no Ensino Secundário Geral (ESG), Ensino Técnico Profissional Básico e Médio (ETPB) e Institutos de Formação de Professores (IFP’s);
  • Produzir, analisar, intervir no âmbito do Design & Multimédia e das Artes Gráficas.

6 PERFIL DE SAÍDA

A formação e a educação de professores e outros profissionais na UniLicungo devem permitir-lhe:

  • Ter validade e credibilidade científica, técnica e cultural, proporcionando ao graduado um saber sólido nas áreas científicas, pedagógicas e didácticas em que vão actuar;
  • Desenvolver um conjunto de competências e habilidades que possibilitem-no saber organizar a sua prática futura;
  • Orientá-lo para a instauração de processos mais dinâmicos, nos cursos de formação de professores, preparando o graduado de modo a ter condições de desenvolvimento de aprendizagens ao longo da vida;
  • Flexibilidade, de modo a puder responder às exigências emergentes e às mudanças sociais, económicas, científicas e tecnológicas que permitam a utilização de métodos que favoreçam o desenvolvimento da capacidade do conhecimento, da informação e da análise da informação;
  • Proporcionar a utilização de métodos didácticos que permitam o desenvolvimento da motivação e da habilidade de busca, de solução de problemas, de procura de caminhos diversificados na abordagem das questões;
  • Orientar para o estímulo à reflexão na acção e sobre a acção. Os cursos devem desenvolver, para além de um saber técnico e teórico, um saber prático;
  • Permitir que o graduado saiba, saiba fazer, saiba fazer bem e saiba por que é que se faz assim;
  • Orientar para a integração da afectividade, desenvolvendo atitudes, crenças e emoções ligadas aos objectos e processos de estudo;
  • Possibilitar que o graduado exerça uma cidadania activa e responsável que permita encarar de forma crítica as questões científicas e educacionais.