O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou no passado dia 10 de Março de 2022, o Campus Universitário de Dondo, uma instalação constituída por um edifício, onde funciona a Faculdade de Ciências e Tecnologia, que possui 16 salas de aulas, 4 laboratórios, 1 biblioteca, 4 salas de docentes e 21 gabinetes para as áreas administrativas e académicas.

No seu discurso, o Presidente da República mostrou-se satisfeito com a qualidade das infra-estruturas e dos equipamentos que esta dispõe, entretanto desafiou às Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas a consolidar a qualidade de ensino, investir na qualidade dos recursos humanos e acima de tudo, desenhar cursos e programas qua atendam a demanda de formação actual da sociedade.

Ainda no seu discurso, Nyusi apelou as universidades a participarem activamente na solução dos problemas concretos que enfermam a sociedade, como é o caso de desnutrição crónica, os impactos devastadores das mudanças climáticas que fustigam o país, entre outros.

Por sua vez, o Reitor da Universidade Licungo, Prof. Doutor Boaventura José Aleixo, falou que a ambição da UniLicungo é de construir uma universidade prestigiada, sustentável, dinâmica, aberta e de referência que trabalhe para o progresso de Moçambique. Na ocasião, Aleixo afirmou que a Universidade irá envidar esforços para desenvolver outras infra-estruturas, com destaque para a construção do edifício onde funcionará a Faculdade de Educação Física.

De referir que, o Campus Universitário de Dondo ocupa uma área de cerca de 120 hectares. Participaram da efeméride representantes do governo, gestores de instituições de ensino superior, representantes da comunidade universitária, entre outras entidades que actuam na área.